Maconha

É a droga ilegal mais consumida no mundo. Conhecida também como marijuana, Beck, fumo, trocinho...e obtida de folhas e flores secas da planta Cannabis sativa. Das extremidades da Cannabis é obtido o "haxixe", também consumido na forma de cigarro. A substância psicoativa da maconha e do haxixe é o delta-9-tetrahidrocannabinol (THC). Seus efeitos são euforia, loquacidade, aceleração do batimento cardíaco, secura da boca e olhos avermelhados. Entre as reações adversas estão a ansiedade aguda e o pânico. As conseqüências do uso constante são a redução da memória, distúrbios hormonais, dificuldade de concentração, perda de motivação, dificuldade no aprendizado e esterilidade temporária. Tipos mais potentes de maconha, como o skank, têm teor de até 33% de THC, enquanto os habituais não passam de 8%.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO

Folhas ressecadas.

FORMAS DE CONSUMO

A mais comum é usada como fumo na forma de cigarros (beck). No entanto pode ser comida, mascada, aspirada ou engolidas como pastilhas.

EFEITOS

Euforia, alucinações, perda da noção de espaço e tempo, despreocupação e relaxamento.

RISCOS E PREJUÍZOS

Dependência psiquica. O uso prolongado pode levar a problemas cardiovasculares, alteração da pressão sanguinea, diminuição da saliva, modificação de temperatura, sono, alteração no apetite (fome, larica), alteração na taxa de glicose, prejudica o desempenho sexual, o funcionamento do sistema respiratório e cerebro.

CONSEQUÊNCIAS DA OVERDOSE

Não existe dados cientificamente comprovados a respeito da superdosagem.

BENEFICIOS

A Maconha em si, tambem nos proporciona muitos beneficios, pois de suas folhas e caule, podem ser produzidos mais de 100 produtos p/ uso da humanidade. Por seu aspecto util, a maconha ainda é a droga mais polemica no Brasil, aonde se briga p/ sua legalização e consumo.